“Workshop Auditoria Cooperativa” apresenta soluções para novas exigências do Banco Central
Evento
Com novas exigências do Banco Central do Brasil para o processo de auditoria nas cooperativas de crédito, a FNCC realizou o Workshop Auditoria Cooperativa, para filiadas e não-filiadas, com objetivo de esclarecer dúvidas e fornecer dicas para
cumprimento das normas.
Ministrado pelo auditor Fabrício Koeke, o workshop apresentou as diferenças entre os processos de auditoria existentes, os apontamentos mais comuns e maneiras de solucioná-los, a fim de evitar ocorrências repetitivas.
“A iniciativa da FNCC em promover um evento técnico sobre assunto de tamanha relevância contribui para o crescimento do cooperativismo de crédito. Esclarece diversas dúvidas que vemos no relacionamento diário com nossas cooperativas e
propicia troca de informações sobre os problemas enfrentados, e também sobre as mudanças que estão por vir”, comenta Fabrício.
A participação do público foi intensa. Os representantes das cooperativas compartilharam experiências e questionaram vários pontos em comum. “É importante que saibamos como formalizar os processos. Mesmo que, na prática, já aconteçam da maneira correta, é preciso que estejam formalizados em manuais e estatuto da cooperativa, evitando apontamentos durante as auditorias”, aconselha Fabrício.
Com 70 participantes, o evento teve ingresso solidário, que arrecadou 30 pacotes de fralda e 13 latas de leite em pó para a Casa Bakhita, instituição que cuida de crianças carentes.
Representatividade
FNCC faz reunião no Banco Central em São Paulo
Evento teve objetivo de aproximar Bacen e Cooperativas Federadas
No dia 28 de junho, os diretores da FNCC, Wanderson de Oliveira e André Brone, e a coordenadora Sani Silva estiveram no Banco Central do Brasil, em São Paulo.
A equipe da Federação participou de reunião com Chefe Adjunto de Unidade Desuc (Departamento de Supervisão de Cooperativas e Instituições Não Bancárias), Rodomarque Tavares Meira, e sua equipe.
Na ocasião, a FNCC fez apresentação institucional para aproximar o Bacen de suas singulares. “É papel da Federação levar as melhores práticas e soluções às filiadas.
Por esse motivo, trabalhamos para que a autarquia federal do Sistema Financeiro Nacional esteja próxima delas e conheça as boas práticas do nosso sistema cooperativista”, explica Wanderson.
Fonte: http://fncc.com.br/workshop-auditoria-cooperativaapresenta-solucoes-para-novas-exigencias-do-banco-central/
